Como resolver no INSS a situação da aposentadoria negada?

Como resolver no INSS a situação da Aposentadoria negada? Por causa da facilidade de requerer o benefício de aposentadoria nos dias de hoje, muitos segurados realizam o requerimento por contra própria e, não se atentam aos requisitos exigidos pela legislação.

Por isso, o número de aposentadorias negadas pelo INSS aumenta a cada dia.

Antes de solicitar o benefício de aposentadoria, é importante analisar se a documentação que irá apresentar ao INSS está de acordo com os requisitos exigidos.

Assim, o trabalhador deverá analisar:

  • Se tem a carência, idade e o período contributivo exigido para ter a aposentadoria concedida;
  • Verificar no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS se todas as informações estão corretas, sejam contribuições realizadas, sejam vínculos de trabalho;
  • Verificar se todos os documentos estão legíveis para que o INSS realize a análise devida, principalmente os dados na carteira de trabalho;
  • E para o reconhecimento de atividades, como período rural, especial, contribuição como contribuinte obrigatório ou facultativo, é necessário à apresentação da documentação que comprove a atividade realizada.

Dessa forma, é muito importante se atentar aos documentos necessários para a comprovação dos períodos contributivos.

Na maioria das vezes, o INSS não reconhece alguns períodos contributivos e nega o benefício de aposentadoria do trabalhador, justamente por não ter sido apresentado a documentação exigida.

Se você deu entrada por conta própria no requerimento de aposentadoria, o ideal é buscar o auxílio de um advogado especialista em Direito Previdenciário, que analisará se a justificativa da negativa do benefício mencionada pelo INSS, está correta ou não, para então, decidir a melhor estratégia a ser tomada.

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