INSS: Ligações telefônicas sobre Prova de Vida são golpe

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam ficar atentos para uma nova tentativa de golpe, a respeito da Prova de Vida.

Alguns segurados estão recebendo ligações telefônicas, onde são instruídos a fazer a Prova de Vida online, por conta da pandemia. Assim, na chamada, os golpistas pedem dados pessoas do segurado e enviam uma mensagem via Whatsapp solicitando uma foto de um documento para finalizar o processo.

Em nota, o INSS explicou como o golpe está funcionando.

O que fazer caso receber a ligação?

É preciso ficar atento na natureza das ligações para não cair no golpe. Caso você receba a ligação, desligue o telefone imediatamente e não forneçam nenhuma informação ou dado pessoal. Caso o golpista consiga seus dados pessoais, você pode ter muitos prejuízos.

Lembre-se: o INSS nunca realiza esse tipo de chamada e também não envia mensagens por SMS ou Whatsapp.

É importante frisar que o prazo para a realização da prova de vida por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi prorrogado até o dia 31 de maio, conforme publicação no Diário Oficial da União do dia 16 de março. Além disso, para quem desejar fazer a validação da prova de vida, ela pode ser feita normalmente pelos bancos.

Fonte

Compartilhe!

Deixe uma resposta 0 comentários