Pedidos de revisão podem aumentar seu salário do INSS

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm a chance de aumentar o salário previdenciário. Este reajuste no valor do benefício pode ser feito através do pedido de revisão.

A revisão do salário do INSS pode ser feita por dois caminhos, o primeiro é pela via administrativa e o segundo pela via judicial. A propósito desta ação é atualizar o valor do benefício que pode ter sido concedido erroneamente.

Tratam-se de impasses quanto a erros no cálculo por parte do INSS, mudança na legislação, etc. Mas é preciso ter em mente que este não é um procedimento simples e rápido, requer disposição e paciência por parte do segurado, pois o resultado pode levar anos para ser divulgado.

Revisão da vida toda

Este procedimento é chamado de revisão da vida toda, mas antes de ser iniciado o segurado precisa ter certeza de qual foi o método utilizado pelo INSS para estabelecer a concessão do salário previdenciário.

O procedimento é um pouco complexo e depende dos serviços de um advogado para ser executado. Primeiro de tudo, é preciso ter em mãos a carta de concessão da aposentadoria enviada pelo INSS, além de ter conhecimento sobre o modelo de cálculo aplicado para chegar ao valor pago.

Ambos os documentos são essenciais para identificar todos os critérios utilizados pelo INSS e assim, saber a melhor estratégia para recorrer em uma ação.

Prazo para pedir a revisão do salário

O pedido de revisão do INSS deve ser feito dentro do período de dez anos contados a partir da data do pagamento da primeira parcela. Como toda regra tem uma exceção, neste caso não é diferente.

Existem duas alternativas nas quais é possível requerer a revisão do INSS sem precisar aguardar pelo prazo mencionado.

Trata-se da circunstância na qual o instituto negligencia a apuração de algum documento agregado ao processo administrativo. Normalmente isso também acontece quando surge um documento desconhecido por ambas as partes, mas que é capaz de promover uma alteração significativa no valor do benefício.

No geral é preciso se atentar quanto aos prazos estabelecidos pelo INSS. Esse cuidado é necessário ao notar que muitos segurados têm a crença de que após o prazo de dez anos, o benefício é reajustado e elevado automaticamente.

Desta forma, a partir do momento em que o beneficiário decidir sobre o pedido de revisão do INSS, ele deve ter plena certeza de que a autarquia tem pagado o valor incorreto.

Por outro lado, se em meio a todo o processo for identificado que durante anos o segurado tem recebido um valor além do que realmente lhe é devido, a Previdência Social tem o direito de ser restituída por esta diferença.

Normalmente isso acontece porque o instituto não analisa somente o pedido de revisão do salário INSS, mas também outros detalhes como os anos de contribuição, documentos, ações, entre vários outros.

Existem vários motivos que levam o segurado dar entrada neste processo, podendo sofrer variações trabalhistas até a data de início do benefício.